Multimédia

Multi - Multus (múltiplo ou numeroso)

    +                                                              = Múltiplos meios

Media - Medium (meio ou centro)

 

O conceito de multimédia sofreu uma evolução ao longo dos anos sendo que nos dias de hoje, "Multimédia designa a combinção, controlada por computador, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representda, armezenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação)."

                                                                                                                      Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000

 

Modos de divulgação de conteúdos multimédia

Os conteúdos multimédia podem ser divulgados de duas formas:

- modo online

- modo offline

A divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efetuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, tal como a www (World Wide Web). 

A divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estejam ligados a redes informáticas e cujos dados estejam armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação online.

 

Ao contrário da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados na divulgação de conteúdos multimédia são do tipo ótico - CD e DVD.

 

Linearidade e não-linearidade

A linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de ações pré-programadas. Por outro lado, a não-linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da ação.

ex. Um telespetador de um programa de televisão emitido por um canal apenas pode alterar o volume, o contraste, a cor e o brilho. O desenrolar desta ação classifica-se como linear visto que o telespetador não a pode alterar. Por outro lado, o utilizador de um CD, ao selecionar as informações que pretende consultar de acordo com os seus objetivos, está a interagir com o desenrolar da ação. Neste caso, esta ação classifica-se como não-linear.

Este site foi criado no ambito de um trabalho a realizar para a disciplina de aplicações informáticas do 12º ano.

Esperamos que seja benéfico para a sua aprendizagem. 

Contactos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode