Tipos de produtos multimédia

Os tipos de produtos multimédia podem ser divididos em dois grupos: 

- Produtos multimédia baseados em páginas (tipos de media estáticos) 
- Produtos multimédia baseados no tempo (tipos de media dinâmicos) 
 
Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo especial.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas.
Neste tipo de produtos, as componentes interativa e temporal podem estar presentes através da utilização de:
  • botões
  • ícones
  • scripts (permite a criação de pequenos programas para a execução de ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado)
Os tipos de media estáticos ou baseados em páginas são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixéis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar. 
ex. Livros, revistas e jornais. 
 
                                                      
 

 

Os tipos de multimédia baseados no tempo incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificado, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de multimédia dinâmicos também se altera.

Resumindo, o tempo é fundamental em relação aos tipos de multimédia dinâmicos. Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por estes motivos, também é comum identificar tipos de multimédia dinâmicos utilizando, respetivamente, as designações de imagens em movimento para o vídeo digital e gráficos em movimento para a animação. Um exemplo comum deste tipo de multimédia é a banda desenhada, que apresenta ao longo do tempo sucessivas imagens que no final vai dar origem a uma animação. Outros exemplos são os programas de televisão, filmes, etc.

                                                              

 
 
 

Contactos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode