Tecnologias multimédia

Representação digital

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. É também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD.

Existem dois tipos de sinais: analógicos e digitais.

O processamento de sinais analógicos é feito pela amostragem, quantização e codificação.

Sinal analógico:

Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, um voltímetro analógico de ponteiros, são exemplos de sinais lidos de forma directa sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas directamente.

Processamento de sinais analógicos:

Amostragem:
O sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contem um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.

Quantização:

Em processamento de sinais, quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.

Codificação:

Significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.

Digital:

Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito. 

 

Mais informações em:

https://www.freewebs.com/tecmult/amostragem.htm

https://www.freewebs.com/tecmult/quantizacao.htm

https://www.freewebs.com/tecmult/codificacao.htm

 

Contactos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode