Tipos de média
Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).
Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos.
Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.
- O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação
- As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.
- Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objectos desenhados sem perda de informação.
Os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.
- O áudio é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.
- O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens.
- A animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.
Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados.
- Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador: o vídeo, o áudio e a fotografia.
- Os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.